quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Benefícios do tomate para a saúde.


Acredita-se que o uso do tomate como alimento tem origem na civilização inca que habitava no antigo Peru,  local onde até hoje várias espécies de coloração única só existem ali. Por ser bastante usado na gastronomia ao lado de legumes e hortaliças, confundem o tomate como legume,  sendo que estamos falando de um fruto,  rico em nutrientes,  tais como, potássio, fibras (como todo fruto),  minerais e vitaminas.
Estudos comprovam que o tomate tem em grande quantidade os carotenoides, pigmentos em cor vermelha, amarela e alaranjada,  sendo que o mais presente no fruto é o Licopeno, um potente agente antioxidante,  que combate os radicais livres do nosso organismo.

Licopeno


Encontrado com mais abundancia nos tomates,  é um poderoso antioxidante, que agem contra os radicais livres,  pode evitar câncer, geralmente o de próstata e retarda o envelhecimento. A cor do tomate indica o quão rico em licopeno é, quanto mais vermelho for,  mais licopeno terá o fruto.
Pelo licopeno ser lipossolúvel, dissolvido facilmente em gordura, aconselha-se que o tomate seja consumido com azeite de oliva, para que facilite a absorção. Outros estudos apontam que no tomate cozido é encontrado mais essa substancia, observando que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, sendo assim, bastantes ricos em molhos e sopas de tomate.

A importância do fruto na estética

Os tomates podem ajudar a solucionar problemas comuns de pele como manchas, pontos negros, pele oleosa, poros dilatados, erupções cutâneas, queimaduras solares, descoloração, pele seca e até ajudar a reduzir e tratar o aparecimento de acne.
Por ser muito eficaz na limpeza da pele, o tomate é usado no tratamento e remoção de acne, reduzindo a acidez ou oleosidade da pele. Várias receitas caseiras são indicadas nesses casos, como:

 1ª:

Esmague um tomate maduro e aplique a polpa diretamente na pele, na zona do rosto, pescoço ou qualquer outra área do corpo afetada, deixe o tomate atuar durante cerca de uma hora. Passado o tempo de atuação, enxague com um pouco de água morna. Vai notar resultados ao fim de poucas aplicações. Depois de usar uma semana, uma vez ao dia, já deve notar uma tez mais brilhante e uma redução significativa do acne.


2ª:
Para peles oleosas.
- Junte uma porção de sumo de tomate maduro a uma porção igual de leite. Guarde num recipiente coberto ou garrafa dentro do frigorífico.
-  Aplique a mistura na face e no pescoço com recurso a um pouco de algodão, uma ou duas vezes por dia.
-  Deixe atuar por 10 minutos.
- Enxagúe com água e seque a pele com uma toalha limpa, mas sem esfregar.

Referências:

http://belezaesaude.dae.com.br/tomate/
http://belezaesaude.dae.com.br/tomate/
http://www.youtube.com/watch?v=wmZiLSuPi30
http://sejativoblog.com/2012/05/21/evite-o-cancer-conheca-esse-e-outros-beneficios-do-suco-de-tomate/

                                                                                    Postado por Matheus Rômulo Ribeiro Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário