domingo, 27 de janeiro de 2013

Macronutriente e Micronutriente

    O nosso organismo necessita de substâncias para realizar o metabolismo. Essas substâncias, denominadas nutrientes, são derivadas da ingestão de alimentos e são essenciais para o crescimento e a vida. Os macronutrientes e os micronutrientes são os grandes grupos de nutrientes e cada um deles tem a sua quantidade necessária dentro do organismo.

    Carboidratos, proteínas, lipídios são os exemplos de macronutrientes e tem como necessidade diária a ingestão em grande quantidade, já que são a base da nossa alimentação.
    A ingestão dos carboidratos é direcionada para a obtenção de energia que o nosso cérebro e o nosso organismo necessitam para a realização das suas atividades diárias, e para a formação do glicocálix na membrana celular, cuja função é a proteção e o reconhecimento celular. Os processos metabólicos do carboidrato são realizados através da glicose, o mais comum dos monossacarídeos. Os exemplos dos processos são: glicólise, glicogênese, via das pentoses fosfato, via glicólise-ciclo de Krebs-fosforilação oxidativa, gliconeogênese, síntese de ácidos graxos a partir de acetil-CoA.

    A ingestão das proteínas é direcionada à base estrutural do nosso corpo, como a formação e desenvolvimento dos órgãos, músculos, ossos e peles, ao transporte plasmático da albumina e à formação do colágeno. A proteína é essencial na estrutura do citoesqueleto, das histonas associadas ao DNA, além de compor diversas estruturas celulares.

    A ingestão dos lipídios é direcionada à síntese de colesterol e hormônios sexuais e ao fornecimento dos ácidos graxos essenciais que são importantes reguladores da pressão arterial, contração uterina, reação inflamatória e coagulação no sangue. As gorduras facilitam a absorção das vitaminas A, D, E e K, são a maior reserva energética do corpo e atuam nas situações metabólicas, armazenando e movimentando triacilgliceróis. A degradação ocorre no período de jejum e é realizada pelos músculos cardíaco e esquelético e pelo fígado.

   

    Fibras, vitaminas e sais minerais são os exemplos de micronutrientes e tem como necessidade diária uma pequena ingestão. Apesar de não fornecer energia, são de grande importância para o bom funcionamento do organismo.
     O nosso organismo não digere e absorve bem as fibras, dependendo da sua origem. As fibras mais solúveis estão presentes nas frutas, hortaliças e aveia, já as menos solúveis são derivadas das leguminosas e cereais. Em geral, as fibras são destinadas à redução do colesterol e doenças cardiovasculares, à regulação da glicemia e ao funcionamento intestinal.
 
  A ingestão de vitaminas é direcionada ao equilíbrio do organismo, ao crescimento e à regulação de processos metabólicos. São divididas em: hidrossolúveis (vitaminas do complexo B e vitamina C) e lipossolúveis ( vitaminas A, D, E e K). Deve conter sempre na dieta para repor o seu estoque, já que não são armazenadas em níveis consideráveis.

    A ingestão de sais minerais é direcionada à manutenção dos tecidos, ao funcionamento das células nervosas. Além de fazerem parte da composição de algumas estruturas, os minerais são ótimos antioxidantes.

Referências:
Bioquímica Básica - Marzzoco e Bayardo
Princípios de Bioquímica - Lehninger
http://www.vivabem.pt/nm_quemsomos.php?id=123

Por Gustavo Cabral Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário