sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Diabetes mellitus tipo 2

   Diabete mellitus é uma doença cuja característica é o elevado aumento de glicose no sangue. Há diferentes tipos de diabete, como: tipo 1, tipo 2 e gestacional.
Adam

    O tipo de diabete mais comum é o diabete tipo 2. Este ocorre principalmente em pessoas obesas adultas, mas devido ao stress, maus hábitos alimentares e sedentarismo, tem aumentado o número de casos em jovens. A verdadeira causa do aparecimento da doença ainda é desconhecida, mas há fortes indícios de que tenha relação com a hereditariedade, obesidade e envelhecimento. Já que com o envelhecimento, o pâncreas não funciona com a mesma eficiência e as células tornam-se incapazes de absorver o hormônio produzido pelo órgão. A resistência insulínica, ou seja, a existência da insulina no organismo sem poder exercer a sua ação é uma das características desta enfermidade e é uma das causas da hiperglicemia.
   Muitas vezes a diabete é assintomática, mas há casos de pessoas apresentarem infecções, vista embaçada, formigamento dos pés, cicatrização falha, muita sede e fadiga.
   Feito o seu diagnóstico através de exames de urina e sangue, o indivíduo deve começar o tratamento. Uma forma de tratamento é seguir uma dieta balanceada feita por um nutricionista e praticar atividades físicas. Dentro dessa dieta balanceada, a ingestão de fibras pode ajudar e muito tanto no tratamento como na prevenção.
    Certos tipos de fibras alimentares impedem o desenvolvimento da diabete tipo 2 e reduzem os níveis de glicose e o perfil lipídico, de acordo com estudos epidemiológicos realizados em diversas populações. As fibras solúveis são responsáveis pelo atraso do limpamento gástrico e do trajeto do intestino delgado, assim como são responsáveis por dificultar o acesso da amilase ao seu substrato e diminuir a difusão de glicose. As fibras insolúveis são responsáveis pelo maior nível de saciedade disciplinando a função motora gástrica e a secreção dos hormônios peptídios intestinais, acarretando na diminuição de peso ou da circunferência abdominal.

Referências: 
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26136
http://www.diabetes.org.br/diabetes-tipo-2
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-tipo-2
http://www.brasilescola.com/doencas/diabetes-tipo-2.htm

Por Gustavo Cabral Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário