sábado, 23 de fevereiro de 2013

Misturas alimentares benéficas

     Foi dito anteriormente pelo Felipe Daniel que há nutrientes que não devem ser combinados para que não haja uma competição entre eles, como o caso do cálcio e ferro. Porém existem combinações alimentares que trazem benefícios ao organismo, tendo os seus efeitos potencializados. São os casos de:
- Feijão e Laranja:
Essa mistura é muito conhecida pela típica feijoada brasileira com laranja. Quando se mistura o ferro do feijão com a vitamina C da laranja, há uma melhora na absorção do ferro no organismo e o fato da fruta ser ácida, ajuda na digestão da feijoada por causa da diminuição do pH estomacal. A mistura do ferro com a vitamina C é muito indicada no tratamento de anemia. A laranja não é a única fruta que pode ser usada na combinação, pelo fato de não ser só na laranja que encontramos vitamina C. O abacaxi, a acerola e o limão, normalmente mais usado na forma de suco, podem ser os substitutos da laranja.


- Arroz com Feijão:
Considerada a combinação perfeita pelo fato dos dois se completarem, pois o nutriente que falta em um, o outro fornece. São diversos os seus efeitos positivos como: a facilidade na digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais presentes nessa combinação, reduzem o risco das doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade, reparar todos os tecidos do organismo, equilibra o índice glicêmico, proporciona saciedade e ajuda na saúde bucal. Para melhorar ainda mais essa mistura, pode-se trocar o arroz comum por arroz integral.


     Outros exemplos de misturas benéficas são: Churrasco e Brócolis, Cenoura (Vitamina A) e Soja (Vitamina E), Cenoura (Vitamina A) e Feijão (Ferro), Azeite com Orégano ou Manjericão...

Referências:
http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/vida-saudavel/saiba-como-aproveitar-ao-maximo-nutrientes-alimentos-408189.shtml
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/73/artigo132160-1.asp

Por Gustavo Cabral Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário