sábado, 23 de fevereiro de 2013

Vitamina B12

Cobalamina ou Vitamina B12      
   
     A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água muito importante para a saúde e a melhora da performance. Isso porque ela é indispensável na formação do sangue além de prevenir a anemia, problemas cardíacos e derrame cerebral; atua na manutenção do sistema nervoso, na replicação do DNA e no metabolismo de aminoácidos e ácidos nucleicos.

     As principais fontes de alimento são os alimentos de origem animal ( leite, carne, ovo, peixe...). Alguns alimentos de origem vegetal também possuem vitamina B12 (levedo de cerveja, soja e seus derivados...), mas é inapropriado para a digestão humana, além de conter uma pequena quantidade comparada com a necessidade diária do organismo. Por isso, a suplementação da vitamina é indicada para vegetarianos e grávidas, dependendo da dieta de cada um.

     Normalmente, a deficiência ocorre por causa de uma falha na absorção da cobalamina. Essa falha pode ser causada, principalmente, pela deficiência na produção do fator intrínseco, proteína produzida no estômago. Os principais sintomas são cansaço, irritação, fadiga, perda da memória e em casos severos, psicose e depressão.
    Apesar de não ser comum pelo fato da cobalamina ser muito bem tolerada pelo organismo, o seu excesso pode causar alterações no baço e nos linfócitos.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12
http://www.tuasaude.com/alimentos-fonte-de-vitamina-b12/
http://www.corpoperfeito.com.br/ce/vitamina_b12

Por Gustavo Cabral Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário