quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Problemas do envelhecimento



             Segundo a Organização Mundial da Saúde idoso é todo indivíduo a cima de 65 anos de idade. Quando falamos de envelhecimento devemos saber que o envelhecimento envolve mudanças fisiológicas, psicológicas e físicas nas pessoas, todos nós envelheceremos e um dia seremos idosos, a não ser que a morte nos pegue antes disso.
            O envelhecimento é acompanhado de alguns processos naturais como a perda de massa magra, perda da capacidade de respiração , diminuição da taxa de filtração glomerular, diminuição da capacidade máxima de respiração. O processo de envelhecimento varia de pessoa para pessoa, podendo ser acelerado por alguns motivos como alimentação, alcoolismo, estresse, trabalho e o fumo. Esses eventos da terceira idade citados a cima sempre são acompanhados de mudanças no âmbito nutricional do idoso, como por exemplo:

1-    Relação entre necessidade energética e massa corporal magra;
Ao longo do nosso envelhecimento vamos perdendo quantidades significativas de massa magra (com 80 anos nós temos cerca de 50% da massa magra que tínhamos aos 30). Isso influencia e muito no GET (gasto energético total ) pois como nós sabemos a maior parte da energia gasta pelo nosso organismo vem da grande demanda energética dos músculos. Não é novidade que idosos praticam menos atividade física do que quando  mais jovens, isso influencia numa queda cada vez maior da necessidade energética do idoso, consequentemente com uma menor demanda energética os idosos diminuem a ingestão de alimentos o que torna difícil manter uma dieta equilibrada com todos os mineraise micronutrientes não-energéticos essenciais o que facilita infecções e doenças por falta de certos nutrientes que são indispensáveis.

2-    Envelhecimento do Trato Gastrointestinal;
Muitas mudanças ocorrem no idoso, quando vamos ficando velho nosso corpo vai perdendo certas funções, uma das várias coisas que acontece é o envelhecimento de partes do corpo uma delas, muito importante no quesito nutrição, é o trato gastrointestinal com o envelhecimento diminuem os números de células na mucosa do estômago o que prejudica a secreção do fator intrínseco , do acido clorídrico e da pepsina com isso temos uma grande perda na absorção de nutrientes como a vitamina B12, folato e o ferro não-heme. Temos também uma grande queda na quantidade de papilas gustativas portanto perdemos grande parte da sensibilidade pelos sabores doce e salgado, o que pode justificar também a queda na ingestão de alimentos. Percebemos também uma grande redução na produção de saliva o que atrapalha e muito a digestão de certos tipos de nutrientes. O idoso tem uma queda também na “capacidade de sentir sede”devido a perda e a uma queda na sensibilidade dos receptores associados ao controle da sede.

3-    Alguns efeitos do envelhecimento renal;
Com o envelhecimento dos nossos rins nós vamos criando deficiência de certos nutrientes como o sódio. A recomendação diária de sódio para seres humanos é de 1 a 2g / por dia. Os rins quando ficam velhos se tornam quase que incapazes de conservar o sódio ,quando em dieta hipossódica, fazendo assim com que o idoso fique com um nível de sódio muito baixo. Com essa baixa funcionalidade dos rins alguns de nossos controles homeostáticos, que dependem da conservação renal de água e de certos nutrientes como o potássio, o magnésio e o fosfato também ficam afetados.

4-    Doenças geriátricas comuns
Algumas doenças comuns na terceira idade como doenças pulmonares obstrutivas, doenças renais em estagio terminal, doenças neoplásicas disseminadas, síndromes cerebrais orgânicas, como síndrome de amnésia, delirium e a demência( podendo estas, alcançar um estagio de dependência total) também podem influenciar na nutrição dos idosos. Em quase todas as situações descritas a cima a capacidade do corpo de utilizar todos os nutrientes de forma correta está debilitada e não adianta forçar a alimentação ,pois o corpo mesmo tendo todos os nutrientes advindos da alimentação não conseguirá utilizá-los. Menos nos casos de síndromes cerebrais que o problema seria o idoso não comer e não o seu corpo não absorver os nutrientes, nesse caso a alimentação forçada resolve sim os problemas nutricionais advindos dessas doenças.

Falaremos agora um pouco sobre alterações metabólicas que podem causar algumas complicações nos idosos também. Nem sempre são advindas de problemas relacionados à alimentação , mas sempre estão ligados à problemas nutricionais sendo elas a causa ou a consequência desses problemas. Podemos citar alguns deles, como por exemplo acidose, alcalose, desidratação, alterações de temperatura e disfunções da tireóide.
-       Acidose: pode ser decorrente de diferentes problemas como descontrole do diabetes (principal causa) diarréias graves e insuficiência dos rins ela se manifesta na forma de sonolências, distúrbios circulatórios e sua cronicidade pode evoluir até para estados de coma.
-       Alcalose : pode surgir decorrente de distúrbios metabólicos ou respiratórios. As principais causas são excesso de vômitos, uso inadequado de diuréticos e cortisona, alguns distúrbios neurológicos levam ao aumento do ritmo de respiração o que gera aumento do ph sanguíneo. Alguns sintomas são ansiedade e fraqueza.
-       Desidratação: consiste não só na perda excessiva de água(que contém sais minerais) como também na falta de ingestão da mesma e na falta de sódio. A desidratação pode levar ao estado de choque necessitando cuidados intensos, na terceira idade ela ocorre muito facilmente e muito rapidamente por causa da falta de ingestão de água devido à motivos citados a cima como a perda da sensibilidade à sede.
-       Mudanças na temperatura ambiente: pessoas na terceira idade perdem a capacidade de adaptar seu corpo a mudanças de temperatura prolongadas (exposições longas ao frio ou ao calor), logo temos uma maior ocorrência de hipotermia. Ocorre normalmente em pessoas pouco ativas ou com ingestão precária de alimentos. Em geral o idoso não sente frio ou calor e não se queixa de tremedeiras. Longas exposições ao calor aumentam as chances de Acidente Vascular Cerebral.
-       Disfunções da tireóide: podem levar ao descontrole metabólico. Doenças da tireóide são mais comuns em mulheres (hipo / hipertireoidismo, câncer ). São inevitáveis causas de subnutrição protéico-energética e contribuem em larga escala para o baixo peso do idoso e a hipoalbuminemia.


Por Mateus Cechin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário