segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Queijo

     O queijo é um alimento produzido a partir de vários tipos de leite, como o de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala e outros mamíferos. Isso ocorre a partir da coagulação do leite, cuja primeira etapa é a acidificação feita por uma cultura bacterina e logo após isso, a enzima quimosina é usada para transformar o leite em coalhada e soro. A textura e sabor dos queijos variam de acordo com a cultura bacteriana e o processo da coalhada, além do uso do leite de diferentes mamíferos, o seu tempo de envelhecimento, a condição de pasteurização e os diferentes tipos de tratamento como a utilização de aromatizantes e corantes.
     O consumo de queijo é um ótimo complemento alimentar podendo ser consumido em qualquer hora do dia e em qualquer prato. É uma forma mais compacta de nutrição e tem uma longevidade maior que a do leite. O leite contém mais cálcio que o queijo, porém isso ocorre contrariamente quando analisamos a quantidade de proteínas dos dois alimentos. Além da proteína do queijo ser mais facilmente digerida pelo organismo, isso porque uma parte da digestão já foi realizada durante o processo de coagulação do alimento.
     Analisando os nutrientes de cada tipo de queijo, foi feito um ranking por nutricionistas indicando quais queijos contém maior quantidade do nutriente e qual contém a menor quantidade.
     Um outro nutriente também foi analisado. A presença de vitamina A nos queijos prato e cheddar é alta por causa do uso de seus respectivos corantes.

Referências: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Queijo
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/veja-quais-sao-os-beneficios-saude-e-diferencas-entre-os-queijos.html


Por Gustavo Cabral Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário