segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DIABETES


DIABETES



O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal da quantidade de açúcar no sangue. Mesmo sendo a principal fonte de energia do corpo humano, a glicose pode trazer vários problemas quando encontrada a cima da quantidade normal em nosso sangue , como por exemplo excesso de sono, problemas com cansaço e algumas dificuldades para realizar as atividades desejadas. Se for mantido o alto nível de glicose no sangue os problemas podem ficar mais graves como por exemplo ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas de visão (podendo causar até a cegueira), lesões de difícil cicatrização que podem levar à amputação dos pés.

Existem três tipos de diabetes, todos eles tem o mesmo resultado , alto nível de glicose no sangue porém o que diferencia um do outro é o modo como chegaremos a este ponto. Um deles é uma doença auto-imune onde o sistema imunológico do paciente ataca as células produtoras de insulina no pâncreas (Células  β) assim o corpo não produz mais insulina (diabetes tipo 1),  ela pode existir também decorrente de uma resistência do corpo à insulina ou de uma baixa produção da mesma assim a glicose não será absorvida na quantidade necessária (diabetes tipo 2) ,existe também o que chama-se diabetes gestacional, durante a gravidez as mudanças hormonais demandam mais insulina e o corpo pode não conseguir suprir estes níveis, porem na maioria dos casos após o nascimento os níveis de glicose voltam ao normal.
            O diagnostico precoce é importante pois facilita o tratamento e evita complicações futuras. A doença é pouco sintomática porém podemos citar alguns sintomas mais comuns nos diabéticos:
1.     Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar.
2.     Sede excessiva.
3.     Aumento do apetite.
4.     Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva.
5.     Cansaço.
6.     Vista embaçada ou turvação visual
7.     Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.

No diabetes tipo 2 esses sintomas se instalam de forma gradativa o que muitas vezes é motivo para que o doente não se de conta de que esta ficando doente, já no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam de maneira mais rápida principalmente a sede excessiva a vontade de urinar excessiva e emagrecimento, quando o diagnostico não é feito rapidamente o paciente que sofre de diabetes tipo pode ate entrar em coma.





           






DIABETES TIPO 1:

Como já dito antes este é um caso de doença auto-imune onde não se produz insulina logo o corpo não absorve a glicose presente no sangue, pessoas com esse tipo de diabetes precisam de injeções de insulina diárias para poderem seguir com as suas vidas normais já que o problema é apenas na produção. A diabetes tipo 1 pode acontecer em pessoas de qualquer idade, normalmente ocorre em crianças ou adultos menores de 30 anos. Tecidos que não dependem da insulina, na ocorrência de hiperglicemia , acumulam glicose. E esse excesso de glicose é o que exerce maior importância no desenvolvimento de complicações crônicas.




DIABETES TIPO 2:

Sua causa é a resistência a insulina ou a baixa produção da mesma, corresponde a cerca de 90% dos casos de diabetes. O principal fato que temos como causa a esta doença é a obesidade , dietas em que a pessoa fica muito tempo em jejum e também são ricas em carboidratos simples podem ser também a causa. O tratamento não é feito com injeções de insulina afinal o paciente é imune a ela , logo o tratamento pode ser feito com alterações na dieta, diminuído os níveis de açúcares da mesma e os longos períodos em jejum




Referencias :

Por : Mateus Ribeiro Cechin




Nenhum comentário:

Postar um comentário