quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Suplementos


SUPLEMENTOS
            Este post tem como principal idéia esclarecer o que são suplementos alimentares para que servem e se realmente são necessários em nossa vida, daremos mais foco à utilização por atletas ou pessoas que visam melhoria em seu rendimento. Primeiramente gostaria de esclarecer o que é um suplemento, suplemento são preparações destinadas à complementar a dieta de uma pessoa, não necessariamente apenas para atletas, eles podem complementar a quantidade de proteína, carboidrato, ácidos graxos, vitaminas, aminoácidos, minerais e fibras. Eles podem servir para suprir uma necessidade que não pode ser alcançada pela pessoa por qualquer motivo , seja ele por falta de apetite, por não comer alimentos com aquele nutriente ou até mesmo por questões de doenças e operações.  A maioria das pessoas utiliza os suplementos para aumentar seu rendimento nos treinos, aumentar o ganho de massa magra ou aumentar a queima de gordura.
            Podemos dividir os suplementos em alguns grandes grupos, focaremos nos mais utilizados aqueles que suplementam nutrientes como carboidratos , proteínas e aminoácidos:
-                    Alguns exemplos de suplementos de carboidrato: os hipercalóricos em geral, as maltodextrinas, e as dextroses.
-                    Exemplos de suplementos de proteína: albumina, whey protein, caseína e creatina.
-                    Exemplos de suplementos de aminoácidos: l-arginina, l-glutamina, BCAA, amino liquidos .

Os suplementos são vantajosos pois eles isolam apenas aquilo que você deseja comer, como por exemplo após um treino temos que ingerir proteína, ao utilizarmos um suplemento protéico estaremos tomando apenas proteínas e deixaremos de lado as calorias provenientes de gorduras que possam estar na carne, o que potencializará seus resultados, também temos suplementos que potencializam os treinos como por exemplo as maltodextrinas e as dextroses que são feitos para serem tomados durante o treino existem tambem alguns suplementos que nos ajudam a não queimar proteínas durante nosso treino que é o caso das BCAAs temos também outros suplementos que nos ajudam a queimar gorduras sem exercício , como os termogênicos que aceleram seu metabolismo fazendo você queimar mais calorias durante seu dia-a-dia comum.
àSerá que é realmente necessário utilizarmos suplementos?
Muitos nutricionistas dizem que se você deseja ter melhorias em seus treinos é obrigatoriamente necessário que você utilize suplementos, porém não é bem assim, é certo que eles potencializam e muito seus treinos, mas se mantivermos uma dieta equilibrada com refeições nas horas certas e os seus conteúdos também certos, podemos ter resultados iguais os de alguém que toma suplementos, porém pode demandar um pouco mais de tempo e calma das pessoas e também não é muito difícil de se perceber que manter uma dieta balanceada seria muito mais saudável do que ficar se enchendo de suplementos.
Existem certos casos que o suplemento é realmente necessário e indispensável , como por exemplo para pessoas que acabaram de passar por cirurgias na boca, ou no esôfago (o que torna muito difícil a mastigação e a deglutição de alimentos mais volumosos)então torna-se indispensável a indicação de suplementos.

à Breve explicação de alguns suplementos:
1-suplementos protéicos:
            - whey protein: é um suplemento feito a base do soro do leite, retirado durante o processo de transformação do leite em queijo. É considerado um dos melhores suplementos protéicos pois ele é de rápida absorção pelo seu organismo ajudando muito a reparação das fibras musculares, evita a perda de massa magra no pós treino, outra vantagem muito grande do whey é que ele tem um valor biológico muito alto (100) quando comparado à carnes em gera (entre 79 e 85).
- Albuminas: são suplementos protéicos feitos com o isolamento das proteínas da clara do ovo, “ovo desidratado”. Se mostra um excelente suplemento pois a albumina é uma proteína completa ( possui todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas) e de altíssima qualidade. E melhor do que a ingestão do ovo em si pois o ovo contem grande quantidade de colesterol e gordura e os suplementos de albumina , como já dito antes, são isolados e não contem gordura, outro ponto favorável a este suplemento e seu custo beneficio é um suplemento muito barato se comparado com o whey protein.
- Creatina: ela é sintetizada nos humanos no fígado e essa creatina produzida por nós é suficiente para realizarmos atividades do dia-a-dia. Ela age de varias maneiras uma delas é ajudando na retenção de liquido pelos músculos e fornece energia para o músculo também , assim ela ajuda na hipertrofia muscular dos atletas e também da “explosão” nos treinamentos. Estudos recentes comprovam que ela ajuda no aumento de massa magra mesmo não sendo realizado nenhum exercício físico, ajuda a melhorar funções cognitivas e a memória (estudo realizado por uma faculdade de Ohio) e um outro estudo (realizado por uma faculdade de São Paulo) comprova que a creatina ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, pois ela “puxa”o açúcar do sangue para dentro do músculo ( o que trás água também e explica o aumento tão rápido dos músculos

2- suplementos de carboidratos:
-Hipercalóricos: são suplementos que ,como o nome já diz ,funcionam como uma bomba de calorias para seu organismo, foram criados para pessoas com metabolismo muito acelerado e que lutam para ganhar peso. Se associados a um bom treino são excelentes para ganho de massa magra, mas se não são associados atividades físicas intensas são ótimos para aumento de massa gorda . Eles são formados em sua maior parte por carboidratos porém também contém proteínas de alto valor biológico e são ótimos para suprir as necessidades energéticas e também são ótimas fontes de vitaminas e minerais. Normalmente são utilizados pela manha e um pouco antes dos treinos, como um refeição pré academia.
            -Maltodextrina : são suplementos resultante da hidrolise do amido ou da fécula, feitos unicamente por carboidratos, dessa vez pelos mais simples. Sao carboidratos de rápida absorção perfeitos para serem ingeridos durante seu treino como forma de potencializar sua malhação , pois alem de lhe dar energia a maltodextrina evita a queima de glicogênio muscular e também o catabolismo. Cada 10 gramas de maltodextrina contem em media 40 calorias.
           
3-suplementos de aminoácidos:
            -BCAAs: “Os BCAAs não sao necessários apenas como blocos condutores de proteína para o crescimento e reparo muscular eles também contem múltiplas propriedades que aumentam os processos de crescimento muito acima do normal comparado aos aminoácidos normais”(professo Carwyn Sharp, PhD em fisiologia do exercício). BCAAs são aminoácidos de cadeia ramificada (branched chain amino acids), algumas pesquisas realizadas recentemente mostram que são eles os principais responsáveis pelo ganho de massa magra e não apenas isso, eles abastecem os músculos com energia e ajudam o corpo a queimar gordura. São suplementos muito bons pois alem de ajudarem você a perder gordura e ganhar músculo são baratos. Recomenda-se tomar de 5 a 10 gramas no café da manha, logo antes, durante e logo após o treinos e antes de dormir.

Por Mateus Cechin 



Nenhum comentário:

Postar um comentário