domingo, 9 de dezembro de 2012

A compulsão por alimentos saudáveis, ortorexia.

Ao contrário de todas os outros transtornos alimentares, sempre imaginamos, pessoas extremamente magras ou gordas, esse problema foge um pouco dos padrões. A doença se caracteriza por uma preocupação exagerada com o tipo de alimento consumido. Os ortoréxicos acreditam que apenas as comidas naturais, muitos vegetais, cereais, e o não consumo de carnes ou produtos industrializados fazem bem ao corpo.


ortorexia pode trazer prejuízos físicos, tais como: quadros de anemia e a falta de algumas vitaminas. Além dos problemas com a saúde física, o ortoréxico pode até ter problemas no campo social, desde a reclusão pela obsessão pela alimentação que ultrapassa os limites do correto, o ciclo social da pessoa acaba se reduzindo apenas às pessoas que se alimentam igual a ela. Essa reclusão social acaba sendo mais prejudicial e de difícil reversão do que os problemas físicos.

Conheça os sintomas da Ortorexia:
- Examina a risca a tabela nutricional de cada alimento;
- Só se permite alimentos saudáveis ;
- Não consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa;
- Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida;
- Pensa em conteúdo nutricional durante o dia;
- Entra em pânico ao comer qualquer coisa fora da sua dieta diária, pensando que ela possa oferecer riscos instantâneos a sua saúde e boa forma;
- Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta;

Tratamento:
Por ser um transtorno bem recente, o tratamento ainda é baseado em terapias e tratamento psicológicos, sendo que os maiores prejuízos são voltados ao meio social. Mas o tratamento deve ser feito por um psicologo com alguma experiência em casos do tipo, acompanhado por um nutricionista que auxiliará na parte nutricional. É importante lembrar que a maioria dos ortorexicos são bastantes capacidades em contrariar qualquer tipo de contestação das suas ações, tentando até convencer quem não sofre do problema, que são necessárias essas ações para um vida saudável.

Entenda um pouco melhor esse transtorno alimentar:




Postado por: Matheus Rômulo Ribeiro Batista.

Referências:
http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/ortorexia-excesso-de-saude-pode-causar-disturbios/2303
http://cyberdiet.terra.com.br/ortorexia-a-obsessao-por-alimentos-naturais-7-1-6-601.html
http://www.mundoeducacao.com.br/psicologia/ortorexia.htm
http://www.alimentacaosaudavel.org/Ortorexia.html



















Nenhum comentário:

Postar um comentário